OMS diz que Ômicron pode acelerar o fim da pandemia na Europa

Neste domingo (23), o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, Hans Kluge, disse que é “plausível” que a variante ômicron seja o último estágio da pandemia no continente.

“É plausível que a região esteja se aproximando do fim da pandemia”, disse Hans.

“Quando a onda ômicron diminuir, haverá imunidade global por algumas semanas e meses, seja por causa da vacina ou porque as pessoas terão sido imunizadas da infecção, e também uma queda por causa da sazonalidade”, disse ele. A OMS espera “um período de calma antes do possível retorno da covid-19 no final do ano, mas não necessariamente o retorno da pandemia”.

Na África do Sul , onde a variante Ômicron foi detectada pela primeira vez, os novos casos diminuíram nas últimas quatro semanas.

Na mesma linha, o conselheiro da Casa Branca para pandemias nos Estados Unidos , Anthony Fauci , disse neste domingo, 23, que pode haver uma reviravolta na situação nos Estados Unidos. Fauci afirmou que a atual onda de Omicron estava atingindo um pico nacional nos Estados Unidos e que os casos de coronavírus podem cair para níveis administráveis ​​nos próximos meses.

“O que esperamos é que, conforme entrarmos nas próximas semanas ou meses, veremos em todo o país o nível de infecção aumentar abaixo do que chamo de área de controle”, disse Fauci durante entrevista ao Rede americana ABC.

Isso não significa erradicar o vírus, disse ele, pois as infecções continuarão. “Eles estão lá, mas não vão atrapalhar a sociedade. Esse é o melhor cenário.”

Related posts

Leave a Comment