Atuação de ondas de leste coloca João Pessoa sob alerta para tempestades até sexta-feira (27)

João Pessoa
Fenômeno também atuará em outras capitais nordestinas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Formadas entre os meses de maio e outubro, as ondas de leste, fenômeno meteorológico também conhecido como distúrbios ondulatórios de leste, são as responsáveis pelas chuvas que atingem João Pessoa nas últimas horas.

As ondas de leste se propagam do continente africano com direção à América. De acordo com o site Climatempo, o fenômeno começou a atuar na costa leste nordestina nessa segunda-feira (23). A publicação esclarece que as chuvas registradas na Paraíba entre sexta (20) e domingo (22) foram provocadas uma frente fria estacionária.

Até a próxima sexta (27), já sob influência das ondas de leste, a costa leste e norte da Região Nordeste devem registrar tempestades, céu encoberto e muita chuva diariamente.

Conforme o Climatempo, a previsão do modelo meteorológico WRF indica acumulados impressionantes ao longo desta semana. Para a capital paraibana, são previstos 325 milímetros, 14,4% a mais do que o esperado para todo o mês, já que a média climatológica da cidade em maio é 284 milímetros. Pela previsão, João Pessoa receberá o maior volume de chuvas entre as capitais nordestinas que estão na rota dos temporais. Confira o ranking:

  • 325mm em João Pessoa-PB
  • 285mm em Aracaju-SE e Maceió-AL
  • 295mm em Natal-RN
  • 235mm em Recife-PE
  • 210mm em Fortaleza-CE
  • 145mm em São Luís-MA

Nesta quarta-feira (25), chuvas volumosas devem atingir principalmente as áreas costeiras da Paraíba, Pernambuco, Sergipe e do litoral norte da Bahia (incluindo Salvador). Até a sexta (27), a chuva deve ganhar mais força nas costas do Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.

Devido à condição de mau tempo extremo, é recomendado que a população redobre a atenção para ocorrências de alagamentos, inundações, transbordamento de rios, quedas de árvores, etc. A Defesa Civil de João Pessoa pode ser acionada em situações de emergência pelos números 0800 285 9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Related posts

Leave a Comment