Secretaria de Saúde da Paraíba realiza histerectomia masculinizadora

Secretaria de Saúde
Secretária Estadual de Saúde (Foto: Google Street View)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza, a partir de julho, cirurgias de histerectomia masculinizadora para homens trans na rede pública estadual, ampliando dessa forma os serviços para a população trans no estado.

A medida vem a atender homens trans que já fazem acompanhamento no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais da Paraíba (Ambulatório TT/PB) integrado ao Complexo Hospitalar Clementino Fraga, em João Pessoa.

Atualmente, existe uma média de 100 homens trans à espera da cirurgia de histerectomia masculinizadora, dentro de um universo de 326 homens trans cadastrados no serviço provenientes de várias cidades da Paraíba, segundo o gerente do Ambulatório TT/PB, Sérgio Araújo.

No entanto, a previsão inicial é a de atender os 30 primeiros homens transexuais da lista de espera da cirurgia. Sendo assim, a Maternidade Frei Damião deve realizar dois procedimentos desse tipo a cada mês. Os procedimentos de pré-operatório também serão todos realizados na Maternidade Frei Damião.

Serviços para população trans

A SES disponibiliza políticas de saúde voltadas para a população de travestis e transexuais em dois ambulatórios, um em João Pessoa e outro no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, inaugurado em março deste ano.

Os dois ambulatórios disponibilizam para pessoas com idade acima de 18 anos acompanhamento com psiquiatra, endocrinologista, urologista, ginecologista, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

Related posts

Leave a Comment