Sofre de Ansiedade? Conheça 4 chás que ajudam a reduzir os sintomas.

Imagem: Reprodução/Google
Tomar um bom chá pode ser um momento relaxante em si mesmo, mas vai muito além disso. As substâncias naturais presentes nessas bebidas podem aliviar e combater os sintomas da ansiedade, uma das principais doenças que afetam a sociedade atual.

Segundo a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrition, esses efeitos são cientificamente comprovados. “Para que o ingrediente seja capaz de promover tal ação, ele precisa atuar diretamente no corpo, aumentando a produção de neurotransmissores ou produtos químicos que induzem relaxamento e conforto do corpo e das células”, explica.

Quando comparado a um remédio, o efeito dos chás é mais lento, diz a nutricionista funcional Hellen Spessato, da Clínica NutriCilla. “Alimentos e chás têm compostos ativos que agem de certa forma em nosso corpo. Um exemplo é o maracujá, que tem um composto chamado passiflora, que ajuda a se acalmar.”

Modo de encenação

Para preparar o chá, basta escolher a erva ideal, esperar que a água comece a ferver e desligue o fogo. Em seguida, basta adicionar o ingrediente escolhido e cobrir a panela por cerca de 10 minutos. O ideal não é adoçar, mas isso está no paladar.

As bebidas mais adequadas para problemas de ansiedade são aquelas que reduzem as interações entre neurotransmissores e ajudam a aumentar a sensação de calma e bem-estar.

4 chás que combatem a ansiedade

Maracujá (Passiflora edulis): contém seratonina e maracujá, que ajudam a promover um efeito calmante, além de alkaloides, que reduzem a pressão arterial. A quantidade indicada é de 3g de folhas secas para 150 ml de água por infusão.
Flor de laranjeira (Citrus Aurantiun L.): indicada para casos de insônia e nervosismo. Uma colher de sopa é suficiente para 300 ml de infusão.
Bálsamo de limão (Melissa Officinalis L.): combate ansiedade e insônia ainda ajuda a normalizar funções gastrointestinais.
O preparo indicado requer uma colher de sobremesa de folhas frescas ou secas e galhos bem picados por infusão.
Camomila (Matricaria chamomilla): a planta é usada para fins sedativos e como relaxante muscular. Duas colheres de chá de flores secas de camomila fazem 250 ml de bebida.

Atenção ao consumir

Mesmo que as bebidas sejam naturais, é necessário prestar atenção ao se preparar e a frequência em que são consumidas. No exagero, substâncias podem gerar efeitos colaterais.

“Passiflora, por exemplo, pode causar sonolência. Então pegar e dirigir um carro não é legal. A camomila pode prender o intestino no caso de alguém que já tem uma predisposição”, diz Hellen.

“Algumas pessoas podem ter baixos níveis de tolerância para determinadas substâncias, por isso o consumo dessas bebidas e chás como propósito terapêutico deve ser sempre orientado e acompanhado por um profissional”, alerta Edvânia.

Related posts

Leave a Comment