SES investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos na Paraíba

Casos foram registrados em dois homens com idade entre 20 e 29 anos e uma mulher na faixa etária entre 50 e 59 anos

Varíola dos macacos
(Foto: Divulgação/CDC)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (1º) que investiga três casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox). Até o momento, foram notificados cinco casos suspeitos da doença, mas dois deles foram descartados.

Os três pacientes são residentes do município de João Pessoa, sendo dois homens com idade entre 20 e 29 anos e uma mulher na faixa etária entre 50 e 59 anos.Play VideoReplayUnmuteCurrent Time 0:21/Duration 0:21Loaded: 100.00%Fullscreen

A SES atualizou a definição de caso suspeito da doença. Agora, serão considerados sintomas como início súbito de lesão em mucosas e/ou erupção de pele aguda sugestiva para monkeypox, única ou múltipla em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral) e/ou dor na região do ânus ou reto com ou sem sangramento e/ou edema peniano associados à progressão da lesão.

Outros critérios como exposição próxima e prolongada, sem proteção respiratória ou contato físico direto, incluindo contato sexual, com parcerias múltiplas e/ou desconhecidas ou com caso provável ou confirmado de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas elevam o risco de contágio e a pessoa passa a ser um caso provável da doença.

A normativa também alerta que o contato com trabalhadores de saúde sem uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPI) que tiveram contato com caso provável ou confirmado de monkeypox e/ou o contato com materiais contaminados (roupas de cama e banho ou utensílios de uso comum) pertencentes a pessoas que estão em investigação de monkeypox também fazem parte dos parâmetros para caso provável da doença, desde que tenham acontecido nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

Não é necessária a existência de histórico de viagem ao exterior pela pessoa com suspeita nem pelo caso provável ou confirmado com o qual ela teve contato. Os casos suspeitos e prováveis são considerados confirmados após resultado laboratorial “Positivo/Detectável” para monkeypox vírus (MPXV) por diagnóstico molecular (PCR em Tempo Real e/ou Sequenciamento). Em caso de resultado “Negativo/Não Detectável”, o caso é considerado descartado.

A SES informa que a Paraíba já conta com hospitais de referência para tratamento de adultos e crianças que apresentem a forma grave da doença, mas o primeiro contato do paciente com a rede pública de saúde deve acontecer prioritariamente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

A secretária de Saúde do estado, Renata Nóbrega, destaca que a grande maioria dos casos se desenvolve de maneira leve. 

“É uma doença de tratamento sintomático cuja prioridade do paciente deve ser manter-se em isolamento a fim de não contaminar outras pessoas. De toda forma, os pacientes com suspeita da doença devem procurar um atendimento médico para que seja notificada a suspeita e feita a investigação necessária com coleta de exames. Esse contato também é importante para que a rede de saúde possa acompanhar a evolução do caso”, reforça.

Related posts

Leave a Comment