João Pessoa 437 anos: 10 locais que são a cara da cidade

Dia 5 de agosto tem três comemorações: fundação da Paraíba, fundação de João Pessoa e Nossa Senhora das Neves, que é a padroeira da Capital

A cidade de João Pessoa completa 437 anos nesta sexta-feira (5), cheia de ricas histórias e locais únicos que se descritos em qualquer lugar são logo relacionados à Capital.

O dia 5 de agosto tem três comemorações: fundação da Paraíba, fundação de João Pessoa e Nossa Senhora das Neves, que é a padroeira da Capital.PauseUnmuteCurrent Time 0:13/Duration 0:30Loaded: 100.00%Fullscreen

Em 2015, a Lei estadual nº 10.601 instituiu o dia 5 de agosto como feriado estadual e data magna do Estado da Paraíba. De autoria da deputada Estela Bezerra, a lei foi sancionada pelo então governador do estado, Ricardo Coutinho.

Para completar as comemorações do dia, o Portal Correio lista abaixo 10 locais que são marcantes para a identidade de João Pessoa. Veja abaixo e deixe nos comentários sua história para cada um deles.

10 – Mercado Central

Localizado na Avenida Pedro II, em João Pessoa, o mercado é ponto de encontro da população, principalmente na hora das compras. Com ampla diversidade de produtos, o Mercado Central de João Pessoa tem ainda gastronomia local.

Coronavírus
(Foto: Divulgação/Secom-JP)

9 – Centro Histórico

É onde João Pessoa começou. Diferente das outras capitais nordestinas, a cidade tem o marco zero no Centro Histórico, às margens do Rio Sanhauá.

Música
Centro Histórico da Capital (Foto: Divulgação/Secom-JP)

8 – Edifício mais alto do Norte-Nordeste

Com 182,3 metros, o Tour Geneve é o edifício mais alto da parte norte do Brasil. Construído no bairro Altiplano, foi inaugurado em 2018 e é o sexto mais alto do país, com 54 pavimentos divididos em usos residencial, comercial e empresarial.

Tour Geneve, arranha-céu
Tour Geneve (Foto: Diego Schuler/TWS/Divulgação)

7 – Avenidas

Os três maiores corredores de João Pessoa colaboram com o deslocamento de milhares de pessoenses diariamente, para vários bairros.

Epitácio e Beira Rio conectam o Centro à orla, a Avenida Cruz das Armas corta o bairro de mesmo nome para ligar a área central à Zona Oeste, e a Pedro II permite o acesso do Centro aos bairros da Zona Sul.

Uma curiosidade: a Avenida Beira Rio tem esse nome porque passa às margens do Rio Jaguaribe, mas, na verdade, é batizada originalmente de ‘José Américo de Almeida’.

Isolamento
Avenida Epitácio Pessoa, uma das mais movimentadas da Capital (Foto: Divulgação/Secom-JP)
pmjp-explica-atraso-nas-obras-da-beira-rio-e-preve-inauguracao-em-abril
Foto: Divulgação / Alessandro Potter / PMJP
João Pessoa, Chove, Chuva
Avenida Pedro II, no Centro de João Pessoa, com tempo chuvoso (Portal Correio)
olicia-prende-dois-homens-envolvidos-em-furto-agencia-bancaria
Avenida Cruz das Armas (Foto: Reprodução/Maps/Ilustração)

6 – Liceu Paraibano

O colégio estadual Liceu Paraibano foi fundado em 1836 para que a elite local não precisasse mais se deslocar até Recife para estudar. Fica no Centro da cidade.

Escola
Liceu Paraibano, uma das mais tradicionais escolas estaduais (Foto: Google Street View)

5 – Almeidão

Casa de grandes partidas do futebol local e nacional, o estádio José Américo de Almeida (Almeidão) também já recebeu shows e outros eventos de grande porte. Está localizado no bairro do Cristo, na Zona Oeste de João Pessoa.

Federação, Futebol, Paraibano
Foto: Antônio David/Divulgação/Secom-PB

4 – Mangabeira

O bairro de Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa, é o maior do estado. Com cerca de 80 mil habitantes, se fosse uma cidade, estaria entre as cinco maiores da Paraíba.

Mangabeira
Bairro de Mangabeira (Foto: Divulgação/Secom-PB)

3 – Parque da lagoa

O Parque da Lagoa fica no Centro da cidade e garante a oportunidade de aproveitar também essa parte da Capital, em um lazer que antes era mais restrito à orla. Arborizado, o Parque sedia eventos, serviços e tem áreas de lazer para toda a família.

infantil, Lagoa
Parque da Lagoa (Foto: Divulgação)

2 – Orla

A orla de João Pessoa está entre as mais belas do Brasil. São 24 km de extensão e nove praias: Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Seixas, Penha, Arraial, Sol e Jacarapé.

Praias, Transparência
Praia de Manaíra, em João Pessoa (Foto: Divulgação/Mag Shopping/Ilustração)

1 – Farol

O Farol do Cabo Branco está sobre uma falésia no bairro de mesmo nome, à beira-mar da Ponta do Seixas. O equipamento foi inaugurado em 1972 e tem como modelo a planta do sisal, responsável por um período de prosperidade econômica da época.

Related posts

Leave a Comment