Paraíba tem 131 municípios em situação de emergência por causa da falta de chuvas

seca-aumenta-e-ja-afeta-mais-de-13-milhao-de-pessoas-na-paraiba
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Um levantamento do Portal Correio apontou que 131 municípios paraibanos tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, devido a falta de chuvas. Os dados foram obtidos junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

De acordo com a patas, são 130 cidades afetadas pela estiagem e uma pela seca. Os últimos municípios incluídos na lista foram Remígio e São Francisco.

Por outro lado, Conceição está em situação de emergência por causa das enxurradas registrada no mês passado. O volume de chuvas chegou a romper uma das barragens da cidade, que inundou comunidades ribeirinhas.

Com a medida, os municípios estão aptos a solicitar recursos federais para atendimento à população afetada. No caso de estiagem e seca, os recursos são usados principalmente na compra de cestas básicas, água e no aluguel de caminhões-pipa.

Além de socorro e assistência às vítimas, o governo também repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias destruída ou danificadas por desastres.

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

Related posts

Leave a Comment