Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro apresenta Projeto que Concede Título de Cidadão São Sebastianense a Cícero Lucena

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro apresentou, na  última Sessão Ordinária, que foi realizada na ultima quinta-feira dia 25,  um importante Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão São Sebastianense ao senhor Cícero Lucena.

A honraria é uma das maiores distinções oferecidas pelo Poder Legislativo Municipal e representa o reconhecimento da Câmara e de toda a população ao trabalho, às ações e à dedicação de Cícero Lucena em favor do desenvolvimento da cidade e do bem-estar da comunidade.

O Projeto tem autoria conjunta da vereadora e presidente Sildete Siqueira Bezerra Pires, dos vereadores Alexandre Domingos Bezerra e Edenilson de Freitas Lima, que destacaram a importância da homenagem como um gesto de gratidão a quem tanto tem colaborado para o progresso do município. Confira a justificativa dos vereadores proponentes.

JUSTIFICATIVA E CURRICULUM DO HOMENAGEADO

Srs. Vereadores, esta casa, pela Vereadora Sildete Siqueira Bezerra Pires, os vereadores Alexandre Domingos Bezerra e Edenilson de Freitas Lima, apresentam esta honraria para o Sr. CÍCERO LUCENA em razão do período em que foi governador direcionou diversas ações para o nosso Município. De outro modo a política desta casa e do nosso Município é reconhecer aqueles que são, foram e poderão ser parceiros que poderão contribuir com o desenvolvimento do nosso Município.

Curriculum do Homenageado

O Homenageado é empresário da construção civil, foi presidente do Sinduscon de João Pessoa. Sobrinho do político paraibano Humberto Lucena, iniciou sua carreira política em 1990 quando foi escolhido para concorrer como vice-governador do PMDB na chapa encabeçada por Ronaldo Cunha Lima. A chapa venceu a eleição no segundo turno. Em 1994, com o afastamento de Cunha Lima para candidatar-se ao Senado, Cícero Lucena assume o governo do estado para o restante do mandato. Com 37 anos de idade, tornou-se o governador mais jovem a assumir o governo da Paraíba.

Ainda em 1994, Lucena foi admitido pelo presidente Itamar Franco à Ordem do Mérito Militar no grau de Grande-Oficial especial.[1]

Em 1995 chefiou a Secretaria Especial de Políticas Regionais, então órgão do Ministério do Planejamento. Em 1996, disputou a prefeitura de João Pessoa, logrando êxito no segundo turno. Reelegeu-se em 2000, já no primeiro turno, com 74% dos votos válidos.

Em 2001 acompanhou Ronaldo Cunha Lima, que desfiliara-se do PMDB, e ingressaram no PSDB. Na campanha eleitoral de 2002, sua esposa Lauremília Lucena concorreu a vice-governadora na chapa liderada por Cássio Cunha Lima, que obteve a vitória no segundo turno sobre Roberto Paulino, do PMDB.

Enquanto ocupava o cargo de secretário estadual de Planejamento da Paraíba, foi preso em 21 de julho de 2005 pela Polícia Federal, acusado de chefiar uma quadrilha que foi desmascarada pela Operação Confraria.

Em 2006, foi eleito senador com 803 600 votos (48,25% dos votos válidos), derrotando seu maior rival, o então senador e candidato à reeleição Ney Suassuna.

Em 2012, Cícero foi indicado pelo PSDB como candidato a prefeito de João Pessoa para a eleição municipal deste ano, onde conseguiu chegar ao 2° turno do pleito como o segundo candidato mais votado no 1° turno com 75 170 votos (20,27% dos votos válidos). No 2° turno, foi derrotado nas urnas pelo candidato Luciano Cartaxo do PT que obteve 246 581 votos (68,13% dos votos válidos) contra seus 115 369 votos (31,87% dos votos válidos).

Em 2020, foi novamente eleito prefeito de João Pessoa, obtendo 53,16% dos votos e vencendo o candidato Nilvan Fereira (MDB) no segundo turno.

Em 2024, Cícero foi reeleito prefeito de João Pessoa em segundo turno com 258.727 votos (63.91% dos votos válidos), vencendo o ex-Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, que obteve 146.129 votos (36.09% dos votos válidos). No primeiro turno, Cícero, obteve 205.122 votos (49.16% dos votos válidos), contra 90.840 votos (21.77% dos votos válidos) de Queiroga, que ficou em segundo lugar.  O projeto segue em tramitação e será submetido à apreciação dos vereadores, que terão a oportunidade de confirmar este justo reconhecimento.

Related posts

Leave a Comment