“Eu, Você e a Poesia”: Monteiro comemora Dia do Poeta com grande evento no Beco da Poesia nesta segunda-feira (20)

A Secretaria de Cultura e Turismo de Monteiro realiza nesta segunda-feira (20), a partir das 20 horas, no Beco da Poesia, um grande evento que reunirá poetas populares iniciantes e consagrados, declamadores, repentistas e contadores de causos, para celebrar o Dia do Poeta, comemorado nacionalmente no dia 20 de outubro.

A data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

Nanido Cavalcante, Secretário de Cultura, disse que será um momento de reunir os amigos poetas e os amantes da poesia e da cultura popular, para celebrar uma data tão importante que, em Monteiro, tem como referência um dos maiores nomes da cantoria de viola: O Poeta e Repentista Pinto de Monteiro, que um dia descreveu a vocação como “Poeta é aquele que tira de onde não tem, e bota onde não cabe”.

Outro verso eternizado através de Santanna o Cantador, de autoria do poeta Zé Cardoso, também poderia definir o dom que os poetas carregam em si.

Aprendi a cantar sem professor
Com a graça de Deus eu sou completo.
Você vem me chamar de analfabeto
Exibindo o diploma de doutor,
No congresso que eu for competidor
Vou ganhar de você de dez a zero
Seu doutor eu vou ser muito sincero
Se eu deixar de cantar não sou feliz,
Ser poeta eu sou porque Deus quis
Ser doutor não sou porque não quero

Related posts

Leave a Comment