Unidades de João Pessoa e Campina Grande vão receber novos freezers para armazenamento de plasma, o que permite ampliar produção de hemoderivados
(Secretaria de Estado da Saúde/Divulgação)
O Hemocentro da Paraíba recebeu novos equipamentos de alta tecnologia para ampliar e qualificar os serviços de hemoterapia prestados na rede estadual de saúde. A entrega foi feita nessa sexta-feira (28).
A iniciativa, idealizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), é resultado de investimentos estratégicos no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), programa do Governo Federal.
O investimento total nos novos equipamentos ultrapassa os R$ 3,2 milhões de reais e vai beneficiar as unidades do Hemocentro de João Pessoa e Campina Grande.
Ao todo, serão 18 freezers e flash freezers – 12 já foram entregues e 6 estão em processo de recebimento. Os novos equipamentos permitirão dobrar a capacidade de armazenamento de plasma do Hemocentro, ampliando a produção de hemoderivados (medicamentos produzidos a partir do plasma) com mais eficiência e segurança.
Em todo o Brasil, a Hemorrede, que já entregou cerca de 240 mil litros de plasma para Hemobrás, ampliará a capacidade de entrega significativamente, com estimativa inicial de aumento de pelo menos 30%.
Garantir a disponibilidade de plasma à Hemobrás é assegurar que medicamentos estratégicos, como Fatores 8 e 9 da coagulação¸ albumina e imunoglobulina, por exemplo, sejam produzidos nacionalmente, reduzindo a dependência de importações e consolidando a soberania sanitária do SUS.