O governo federal divulgou uma portaria com a relação de feriados e dias de ponto facultativo de 2026, publicada na edição mais recente do Diário Oficial da União.
No total, o ano terá 10 feriados nacionais, sendo 9 em dias úteis, o que torna o calendário um dos mais vantajosos dos últimos anos para quem pretende organizar descansos prolongados. Sete datas acontecerão em segundas ou sextas-feiras, facilitando a criação de feriadões sem a necessidade de solicitar folgas extras.
Além dos feriados que já caem no início ou no fim da semana — como o Dia do Trabalho (sexta-feira) e a Independência do Brasil (segunda-feira) — outras datas podem ser ampliadas com planejamento. É o caso da Confraternização Universal (quinta-feira) e de Tiradentes (terça-feira), que podem gerar fins de semana prolongados com apenas um dia adicional de folga. Assim, até nove feriados podem ser emendados.
Ao incluir os pontos facultativos, como Carnaval e Corpus Christi, o número de oportunidades para descanso ultrapassa dez dias úteis no ano. O Carnaval, por exemplo — que reúne segunda, terça e quarta-feira de Cinzas — é considerado como um único período prolongado, já que tradicionalmente é tratado de forma contínua.
Apesar de não serem feriados nacionais, essas datas funcionam como tal em vários estados e municípios. Além disso, feriados locais, como aniversários de cidades ou comemorações religiosas, podem tornar o calendário ainda mais favorável. Na Paraíba, por exemplo, o aniversário da capital (5 de agosto) é feriado.