O Padre Sérgio Leite, atual dirigente da Fazenda do Sol, Lar da Sagrada Face e Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes, em Campina Grande, abriu mão de suas funções ministeriais. Através de carta renúncia enviada a diocese de Campina Grande, Sérgio Leite, pediu afastamento do ministério sacerdotal.
Nesta sexta, 18 de outubro, a Diocese divulgou a Carta Circular assinada pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, com a confirmação do pedido de afastamento do Padre Sérgio.
De acordo com a doutrina Católica, o padre que decide deixar de exercer o sacerdócio deve solicitar sua desvinculação no Tribunal Diocesano, com desdobramento em Roma. Em seguida, é obrigado pelo Vaticano a assinar uma carta de desligamento. A última etapa é o certificado de dispensa emitido pelo Papa, que permite que ele se case.
Leia a carta completa emitida pela diocese de Campina Grande:
Campina Grande, 18 de outubro de 2024.
Reverendíssimos Padres e Diáconos,
Estimados fiéis desta Diocese.
O Revmo. Padre Sérgio Francisco Leite, livremente apresentou o pedido de afastamento do ministério sacerdotal, informou que é uma decisão fruto de oração e discernimento. Portanto, respeitando sua liberdade, acolho seu pedido e comunico que a partir desta data o Padre Sérgio fica sem uso de ordens e suspenso do ministério.
Agradecemos todo serviço ministerial e empenho do Pe. Sérgio ao longo desses anos em comunhão com nossa Diocese e comunicamos que ele continuará à frente das Instituições de Caridade que já acompanha: Fazenda do Sol, Lar da Sagrada Face e Casa de Acolhida Nossa Senhora de Lourdes.
Em Jesus, nosso Senhor.
Dom Dulcênio Fontes de Matos
Bispo Diocesano de Campina Grande