Programa foi lançado durante uma solenidade do Hotel Globo, na tarde desta segunda-feira (11)
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lançou o programa “João Pessoa + Verde”, durante uma solenidade do Hotel Globo, na tarde desta segunda-feira (11).
A iniciativa tem o objetivo de aumentar as estruturas verdes do Município, por meio da arborização urbana e recuperação de áreas degradadas. De acordo com o gestor, a meta é atingir a meta de 500 mil árvores até 2030.
“É menos de uma árvore plantada pelo pessoense, por quem mora em João Pessoa. E nós ainda temos quatro anos e meio para atingir essa meta. Então eu tenho certeza que com a ciência, com a ajuda e o trabalho que vocês já colaboram da imprensa, também a educação pública, a educação privada, o cidadão de um modo geral, dá para a gente passar dessa meta, porque a prefeitura tem produzido as sementes, tem produzido as mudas.” destacou Cícero.

Metodologia
O programa propõe ações estratégicas e integradas, com o objetivo de promover a requalificação ambiental urbana. Entre as estratégias estão:
Avaliação – Realizar o diagnóstico ambiental das áreas, mapear ilhas de calor e identificar as necessidades da comunidade.
Desenvolvimento de espaços verdes – Criar corredores e vias verdes, dar continuidade à arborização de ruas, praças, parques e obras públicas, aumentar o plantio nas áreas com pouca incidência de arborização.
Reabilitação de áreas degradadas – Com recuperação de nascentes dos rios, por meio da arborização, reabilitação de áreas urbanas que foram afetadas pela industrialização.
Parcerias – A Semam já atua em parceria com diversas instituições, empresas e organizações não governamentais. O programa vai fortalecer essas parcerias, com doação de mudas de árvores, instalação dos QR Code para identificação das espécies plantadas e reconhecer por meio de certificados e premiações os gestores e instituições que contribuem com uma cidade mais verde.