Furacão Melissa atinge categoria 5 e se aproxima do país caribenho com ventos de 280 km/h
A Força Aérea dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira (28) imagens do interior do furacão Melissa, que se aproxima da Jamaica com ventos de até 280 km/h. O fenômeno, classificado como categoria 5, é apontado por meteorologistas como potencialmente o mais destrutivo da história do país caribenho, e o mais poderoso do planeta em 2025.
As fotos foram captadas por um esquadrão militar a bordo de um avião a hélice, usado em missões de coleta de dados no centro de tempestades. A equipe registrou uma pressão atmosférica de 933 hectopascais, nível que indica força máxima na escala Saffir-Simpson.
ca de 4 km/h, o que aumenta o risco de chuvas prolongadas, inundações e deslizamentos. Autoridades jamaicanas já confirmaram três mortes durante os preparativos para a chegada do ciclone.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa

De acordo com o comunicado da Força Aérea, a missão tem o objetivo de fornecer informações em tempo real aos centros meteorológicos e monitorar a evolução do sistema. As imagens do “olho” do furacão, divulgadas nas redes oficiais da corporação, mostram uma imensa parede de nuvens em torno do núcleo da tempestade.
Após atravessar a Jamaica, Melissa deve seguir em direção a Cuba, com passagem prevista para a manhã de quarta-feira, antes de alcançar as Bahamas e as Ilhas Turcas e Caicos. Autoridades regionais mantêm alertas de emergência e recomendam evacuação nas áreas costeiras mais vulneráveis.


