O presidente Lula (PT) vai decretar amanhã a realização de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em Belém (PA), durante a COP30. O evento climático das Nações Unidas está marcado para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro.
Segundo apurou a coluna, o decreto da GLO deve ser publicado amanhã (31) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Decretar a GLO é prerrogativa exclusiva do presidente da República e permite que as Forças Armadas atuem na área de segurança pública.
A operação foi pedida pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Mas Lula é reticente em relação a esse tipo de medida.
De acordo com o Ministério da Defesa, as GLOs “ocorrem nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem”.
Até o momento, 132 países estão confirmados como participantes da COP30, e vários deles enviarão seus chefes de Estado. O evento é o principal fórum internacional para discussão sobre as mudanças climáticas.
Atualmente, há um efetivo das três forças mobilizado em Belém para a Operação Atlas, realizada ao longo de outubro. Ao todo, o exercício envolveu 10 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, segundo o Ministério da Defesa.
“O planejamento da Atlas, feito em 2024, foi pensado para a região Norte por conta da realização da COP30, em Belém. Caso haja decretação — por parte do presidente da República — da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) por ocasião da COP30, parte desses militares e dos equipamentos está em condições imediatas de atender ao evento”, disse o Ministério da Defesa em nota à coluna.
 
  
			
 
                             
                            