A cidade de São João do Tigre foi oficialmente homologada para participar da 4ª edição do Selo Social “Prefeitura Parceira das Mulheres”, promovido pelo Governo da Paraíba. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (Sedam), em parceria com a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).
O município se inscreveu por meio da Coordenadoria da Mulher e da Diversidade Humana, que é conduzida por Raquel Costa, sob a supervisão da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, comandada pelo secretário Igor Queiroz. Nesta edição, o Selo traz como tema o “Ano da Inclusão e da Acessibilidade”, com foco especial nas mulheres com deficiência – física, auditiva, visual, intelectual, psicossocial ou múltipla –, além de contemplar também a diversidade sexual e de gênero.
Em entrevista ao De Olho no Cariri, a coordenadora Raquel Costa destacou a satisfação em fazer parte da iniciativa. “É uma alegria muito grande estarmos participando dessa edição tão importante. O selo representa uma valorização das políticas públicas voltadas para as mulheres e reforça o nosso compromisso com a inclusão, acessibilidade e a promoção dos direitos de todas as mulheres do nosso município”, afirmou.
Ao todo, 113 municípios paraibanos tiveram suas inscrições homologadas. O selo tem como objetivo reconhecer e estimular ações e políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, com destaque para cinco eixos estratégicos:
1. Saúde integral das mulheres (com ênfase nos direitos sexuais e reprodutivos);
2. Participação feminina em espaços de poder;
3. Empreendedorismo e autonomia econômica;
4. Enfrentamento da violência contra as mulheres;
5. Promoção da arte e cultura produzidas por mulheres.
Para serem premiados, os municípios devem atingir pelo menos 5.000 pontos conforme os critérios estabelecidos no edital. O resultado final dos municípios homologados será divulgado no próximo dia 13 de maio. Já as ações previstas nos projetos inscritos deverão ser realizadas até 12 de fevereiro de 2026, com a premiação marcada para março de 2026.
Com De Olho no Cariri