Sumé ganha uma Unidade Odontológica Móvel

A secretária de saúde Tanniery Lêla, está em Brasília junto com o prefeito Éden Duarte em busca de liberação de propostas para a saúde do município, e a viagem tem rendido ótimos frutos.

Desta vez, no Ministério da Saúde, acompanhou o processo de liberação de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM). O equipamento custa R$ 514 mil e já está em fase de licitação pelo ministério para, em breve, ser entregue ao município de Sumé.

Esse pleito já havia sido requerido há algum tempo e aprovado, dentro das propostas apresentadas ao PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

As UOM são consultórios odontológicos estruturados em veículos devidamente adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal a serem realizadas por Equipes de Saúde Bucal vinculadas às Equipes da Estratégia de Saúde da Família.

A Equipe de Saúde Bucal atenderá na UOM, seguindo os princípios e diretrizes definidos pela Política Nacional de Saúde Bucal, atuando para garantir as ações de promoção e prevenção e o atendimento básico às populações rurais, quilombolas, assentadas e em áreas isoladas ou de difícil acesso.

“Faz tempo que lutamos por uma unidade dessas para o município. E aí é preciso esclarecer que, em havendo necessidade de continuidade do tratamento iniciado pela unidade móvel, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) dará suporte, de acordo com a necessidade do paciente. É um consultório completo com tudo. Estamos muito felizes”, disse Tanniery Lêla.

Related posts

Leave a Comment