Tríduo marca os 113 anos de criação da Paróquia de São Sebastião de Umbuzeiro

A Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião de Umbuzeiro, está em festa! Comemorando 113 anos de história, evangelização e serviço ao povo de Deus, a comunidade paroquial deu início, nesta quinta-feira, 24, a um tríduo festivo em ação de graças por essa importante trajetória.

A celebração de abertura contou com a presença de Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo Diocesano de Campina Grande, que presidiu a Santa Missa. O bispo foi acolhido com alegria pelo Pároco, Pe. Helton Moura Rodrigues, e pela comunidade, que se fez presente na igreja matriz para celebrar esse momento marcante. Autoridades civis também se fizeram presentes.

Durante a missa, Dom Dulcênio realizou a investidura de 20 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, reforçando o serviço pastoral da paróquia.

Dom Dulcênio, em sua homilia, refletiu sobre a pedagogia de Jesus no evangelho do dia, destacando a forma como o Ressuscitado se revela aos discípulos. “Os discípulos também não reconhecem imediatamente”, afirmou o bispo, apontando que é preciso “acostumar-se a outro tipo de presença”. Segundo ele, Jesus se vê obrigado a ensinar os discípulos a interpretar os acontecimentos à luz das Escrituras, o que revela a importância de uma fé madura e bem fundamentada.

Com profundidade pastoral, Dom Dulcênio se incluiu na missão de testemunhar a fé, mesmo sem a presença física de Cristo: “Aliás, prezados irmãos, é o que eu estou fazendo aqui agora neste exato momento. Mesmo não vendo Jesus fisicamente, estou aqui através da Palavra testemunhando”. O bispo enfatizou que o Ressuscitado sempre se manifesta com a saudação: “A paz esteja convosco”, expressão que, segundo ele, resume o que cada cristão deve levar ao mundo.

Ao comentar o versículo 41 do capítulo 24 do Evangelho de Lucas — “Mas vacilando eles ainda, e estando transportados de alegria” —, Dom Dulcênio destacou como a alegria da presença do Cristo glorificado supera a dúvida e o medo. “Jesus é condescendente e procura ajudar os incrédulos mostrando-lhes suas mãos e seus pés e ainda comendo com eles”, recordou. Para o bispo, esse gesto confirma o envio dos discípulos como testemunhas e evidencia que “Jesus faz-lhes entrega dos seus poderes”, convocando-os à missão.

Encerrando sua homilia, Dom Dulcênio dirigiu-se diretamente aos fiéis, convocando-os a viver e transmitir a paz de Cristo. “Você deve levar a paz, deve oferecer a paz. Mas não poderá fazê-lo se você não vive em paz e se não vive a paz”, advertiu, citando Mateus 5,9: “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus”. E concluiu com um chamado à missão: “Jesus espera de mim, espera de você, espera de todos nós” que sejamos testemunhas vivas de sua ressurreição.

Sobre a Paróquia

Criada em 12 de abril de 1912, a Paróquia de São Sebastião pertence à Forania do Sericar e é formada por 10 comunidades. Há pouco mais de um ano, está sob os cuidados pastorais do Pe. Helton Moura.

Por: Ascom
Fotos: Pascom Paroquial

Diocese CG

Related posts

Leave a Comment