Pouco antes do desabamento da ponte que liga o Tocantins e o Maranhão, um vereador de Aguiarnópolis estava no local fazendo vídeos. Ele tinha o intuito de mostrar a situação da estrutura no momento que o asfalto cedeu e rachou.
A ponte leva o nome de Juscelino Kubitschek de Oliveira fica na BR-226 e caiu por volta das 14h50 deste domingo (22). Autoridades do Maranhão confirmaram que uma mulher de 25 anos e um homem de 46 morreram. Um homem de 36 anos foi resgatado e levado para um hospital da região.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/p/y/f6prpkQAmB0iFNc0KB1Q/whatsapp-image-2024-12-22-at-17.54.44.jpeg)
Asfalto da ponte entre o Tocantins e o Maranhão cedeu na hora do desabamento — Foto: Divulgação/Redes sociais
O vídeo foi publicado nas redes sociais do vereador Elias Junior (Republicanos). Andando pelo acostamento da estrutura, ele mostra rachaduras no asfalto. Segundo o vereador, sem manutenção, a ponte estava se deteriorando com o grande fluxo de veículos de carga que trafegavam diariamente por ela.
De repente ele e outras pessoas que estavam no local escutaram barulhos e a ponte cedeu. Havia veículos atravessando o trecho entre os estados no momento da queda. É possível ver o momento que uma caminhonete passa por cima da rachadura e uma motocicleta consegue frear antes de entrar na ponte.
Por medo, todos que estavam na cabeceira da ponte saem correndo. O vereador dá uma volta e vai até a margem do rio Tocantins, onde é possível ver a cortina de fumaça provocada pela quebra na estrutura e impacto com a água.