Um avião da Azerbaijan Airlines, fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), com 67 pessoas a bordo, caiu nesta quarta-feira (25), em pleno Dia de Natal, próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, enquanto se dirigia a Grozny, na Rússia. Segundo informações preliminares divulgadas pela agência de notícias russa Tass, pelo menos 25 pessoas sobreviveram ao acidente.
De acordo com o governo do Cazaquistão, o voo transportava 67 passageiros e cinco tripulantes.
“Há informações preliminares de que 25 pessoas sobreviveram, sendo que 22 delas foram levadas para o hospital”, detalha o comunicado oficial citado pela Tass.
Equipes de resgate encontraram a aeronave em chamas no local da queda, conforme informou o Ministério das Situações de Emergência do Cazaquistão.
“As operações para extinguir o fogo começaram imediatamente. As informações sobre as vítimas ainda estão sendo apuradas, mas já foi confirmado que há sobreviventes”, afirmou o órgão, segundo a CNN Internacional.
O acidente ocorreu a cerca de três quilômetros do aeroporto de Aktau, na costa do Mar Cáspio. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram uma espessa coluna de fumaça se erguendo do local do impacto. Aproximadamente 150 bombeiros foram mobilizados para atuar no resgate e combate ao incêndio.
Entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 da Rússia, de acordo com informações preliminares divulgadas pelo Ministério dos Transportes do Cazaquistão.
A Azerbaijan Airlines confirmou que a aeronave acidentada era um Embraer 190, operando o voo J2-8243, que partiu de Baku, capital do Azerbaijão, em direção a Grozny, na região da Chechênia. O avião realizou um pouso de emergência antes de atingir o solo.
“A companhia fornecerá mais informações sobre o incidente assim que possível”, declarou a empresa em sua página no Facebook.
A causa do acidente ainda é desconhecida. Autoridades apontaram que o aeroporto de Grozny estava fechado devido ao nevoeiro, forçando a aeronave a desviar sua rota para Makhachkala, capital do Daguestão, na Rússia.