PRODUTORES RURAIS ASSISTIDOS PELO PROGRAMA ATEG2023/PB, DO SENAR/PB, PARTICIPAM DE UM CURSO DE CAPACITAÇÃO NA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO, PB

Fonte: Farias, (2024).
Os produtores rurais do município de São Sebastião do Umbuzeiro assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR/PB) participaram de um curso de capacitação sobre Conservação de Forragens pelo Método de Ensilagem. O evento aconteceu através da mobilização do Engenheiro Agrícola e técnico de campo do SENAR/PB Paulo Cesar Batista de Farias, e do Engenheiro Agrônomo e supervisor do SENAR/PB Dr. Allan Radax Freitas Campos, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de São Sebastião do Umbuzeiro/ PB, em nome do Secretário de Agricultura José Germano de Souza Lima, dentro do projeto ATeG2023/PB, e com apoio de Walmir Azevedo, presidente dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Monteiro, PB.

Fonte: Farias, (2024).
Foi realizada a parte teórica no auditório da Escola Municipal Pedro Pedrosa Amador, ministrada pelo Engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR/PB Ailton Francisco dos Santos, nos quais os produtores viram toda parte relacionada a prática de conservação de forragens pelo método de ensilagem, com intuito de aprimorar seus conhecimentos a respeito desta técnica, e com isso aumentar a produtividade e renda familiar.
Na parte da tarde foi realizada uma apresentação aos produtores do programa Negócio Certo Rural através do gerente de DEPPS/SENAR, PB, Múcio Monteiro Silva.

Fonte: Farias, (2024).
Ainda foi realizada a parte pratica na propriedade Fazenda Carmelita pertencente a Caique Manuel, no qual os produtores colocaram em prática tudo que foi visto na teoria, através da produção de silagem de capim buffel puro, e utilizando a palma forrageira moída como aditivo na proporção de 15%.

Fonte: Farias, (2024).
Também feito a continuação da parte prática na propriedade de André, localizada no sitio Maciço, no qual foi mostrado na prática todo o processo de ensilagem de milho.

Related posts

Leave a Comment