Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro intensifica Campanha Março Lilás de prevenção ao Câncer Colo de útero

Março mês alusivo a mulher iniciando com o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, sendo o mês da Campanha Março Lilás: um alerta para a prevenção do câncer de colo de útero. Ações são realizadas por a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro de forma a cotidiana. Como a realização de coleta de exames Papanicolau por as Equipes de Saúde da Família ofertado consultas em Ginecologia através do CISCO. Realização de Ultrassonografias Transvaginal; Mamaria e Obstétrica. Dentro da rede de serviços da Atenção Básica dispomos da Vacina de HPV voltada Pessoas de 9 a 14 anos de idade, do sexo biológico feminino e masculino de forma gratuita.

O dia 4 de março marca o Dia Mundial de Conscientização do HPV. Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e em algumas vezes não causa doença. São sexualmente transmissíveis e podem causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus.
O dia 26 de março é marcado como o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Colo do Útero, uma data dedicada a conscientizar e educar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce dessa doença que afeta milhões de mulheres em todo o Mundo. Em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo – conhecido também como Papanicolau – e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial.
O Câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no País (atrás do câncer de mama e de colorretal) e a quarta causa de morte de mulheres. Diante deste cenário, o Ministério da Saúde lançou a campanha Março Lilás com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento do câncer de colo do útero.
Na noite desde dia 26 de Março a Equipe Saúde da Família Urbana de São Sebastião do Umbuzeiro, realizou a coleta de exames Citologia, por enfermeira Herica Medeiros, na ocasião foi realizadas palestras de orientação as mulheres presentes e realizada trocas de informações entre eles. Ações com horário diferenciado Noturno são realizadas no decorrer do ano como estratégia de captar deferentes públicos de mulheres na luta de diagnostico precoce e garantia de acesso ao serviço.

Related posts

Leave a Comment