Tríduo Pascal: conheça o significado dessa celebração na Semana Santa

O Tríduo Pascal é um conjunto de três dias celebrado pela Igreja Católica em comemoração a Semana Santa. A tradição que começa na quinta-feira e vai até o sábado, é celebrada por meio de simbologias em memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

O bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus, afirmou que “para os cristãos católicos, o Tríduo Pascal trata-se de um verdadeiro mergulho espiritual”. Entenda o significado de cada dia e saiba mais sobre a celebração que marca a história da Igreja Católica.

Quinta-feira Santa

“Na Quinta-feira Santa começa a celebração do lava-pés, o momento em que Jesus institui na Última Ceia o sacerdócio e a Eucaristia, e o seu gesto de serviço é apresentado aos discípulos, lavando os pés deles”, explica Dom Alcivan. A missa termina com o translado do Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira da Paixão

“O segundo dia é o dia da celebração da solene liturgia da Sexta-feira da Paixão, onde nós vamos comtemplar o Cristo que se entrega, que se doa na cruz. É a celebração que nós vamos perceber o grande amor de Deus que que entrega o seu Filho”, afirma o bispo.

Dom Alcivan também explica que o dia é de jejum e abstinência. O momento de celebração começa no silêncio e é composto pela Adoração à Santa Cruz.

Sábado Santo

No terceiro e último dia é celebrada a Grande Vigília Pascal, que de acordo com o Dom Alcivan, é “a mãe de todas as vigílias”.

Neste momento há a rica simbologia composta pela Bênção do Fogo Novo, um ritual que simboliza a luz de Cristo que ilumina as trevas do mundo; em seguida há a entrada do Círio Novo que representa Jesus Cristo, a luz do mundo, ressuscitado da morte.

Também chamado de Sábado de Aleluia, o dia é marcado por não haver missas celebradas durante o dia, apenas a Vigília Pascal durante a noite.

Related posts

Leave a Comment