Paraíba abriga um município sem registro de chuvas e tem apenas um reservatório sangrando

Embora os últimos dias tenham sido de clima mais ameno, a Paraíba não registrou índices satisfatórios nos níveis de reserva hídrica. De acordo com os boletins divulgados pela Agencia Executiva de Gestão das Águas do Estado, nos últimos 10 dias o município de Pilões não apresentou nenhum registro de chuva e dos 125 reservatórios de água monitorados, apenas um está sangrando.
O reservatório de Araçagi no brejo paraibano, que tem a capacidade 63.289.037, é o único em situação confortável. Entre os demais, 45 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total, 40 encontram-se em observação, ou seja, estão com capacidade menor que 20% do seu volume total e 39 estão sem situação crítica com menos de 5% da capacidade integral.
Os açudes também estão abaixo da capacidade máxima. Dos 124 monitorados, apenas três ainda tem  reservas razoáveis de água. Acauã, em Itatuba registra 43,580 mm, o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, registra 81,014mm e o açude Gramame/ Mamuaba, no Conde, registra 45,634mm.
Os últimos dez dias não foram favoráveis para chuvas em Pilões, que não apresentou incidência de chuvas. Depois de Pilões, Casserengue, Mataraca e Itapororoca registraram menores índices pluviométricos.
A situação é mais complicada em Campina Grande que no mês de junho teve o total de 9,6mm de chuva. João Pessoa está melhor posicionada com 22,3 mm. E, por fim, Alhandra e Rio Tinto apresentaram maior registro de chuvas no mês com 80,5 e 76,0mm respectivamente.

Related posts

Leave a Comment