Exportações de café do Brasil atingem recorde em março

As exportações brasileiras de café bateram recorde em março, com o embarque de 4,293 milhões de sacas de 60 kg, um aumento de 37,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O volume representa o maior já registrado para o mês na série histórica do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Em receita, o desempenho também foi positivo, com um crescimento de 35,2%, para US$ 913,6 milhões.

O destaque do mês ficou para os cafés canéforas, que registraram um aumento de 689,4% nas exportações em comparação com março de 2023.

Notícias Relacionadas
Café, saca, exportações – funcafé
SOBE E DESCE

Café arábica tem preços mais altos e conilon recua no Brasil
chuvas es
EMERGÊNCIA

ES: secretaria afirma que prejuízos para o agro ultrapassam R$ 70 milhões
“Dada a produção relevante de conilon na safra 2023/24, que pode se repetir no ciclo 2024/25, o Brasil tem conseguido atender à demanda internacional, suprindo dificuldades causadas pelos problemas climáticos na Indonésia e no Vietnã”, analisa Márcio Ferreira, presidente do Cecafé.

Durante sua participação na Convenção Anual da National Coffee Association (NCA), em março, nos Estados Unidos, ele, contudo, apurou que, embora a redução da produção exista no Vietnã, ela não é tão grande como se esperava.

“Apuramos, durante nossa participação na Convenção da NCA, que houve, de fato, uma retenção muito grande no ano passado, possivelmente à espera de melhores preços. Com a alta do mercado, os volumes embarcados pelo Vietnã, no primeiro trimestre, foram muito expressivos, subindo mais de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior”, interpreta.

“Já a Indonésia, também pelo que apuramos na Convenção da NCA – completa Ferreira –, sofreu mais o impacto do El Niño em sua produção. Aliado a isso, o aumento do consumo interno da bebida no país também ajuda a reduzir a disponibilidade para embarques”.

Related posts

Leave a Comment